Le Comptoir du Bain

Saiba tudo sobre o Sabão de Marselha

A sua origem

Quer saber mais sobre o Sabão Tradicional de Marselha?

Uma história que atravessa milénios…

Tudo começou na Antiguidade, nas margens do mar Mediterrâneo, com o Sabonete de Alepo (Cidade na atual Síria).

Este sabão tinha como base uma mistura de sebo, cinzas e gordura de cabra, muito utilizados em casa nesta época.

Na Idade-Média foi inventado o seu processo de fabricação. Com matérias-primas disponíveis em abundância, como o Azeite, o Sal e o Hidróxido de sódio ou Soda, a Provença era a região de eleição para a produção de sabonetes. Mais tarde, o Óleo de Coco veio aperfeiçoar a formulação original.

No Séc. XVII, Marselha torna-se na única cidade de França com poder para fabricar sabonetes, segundo as regras afixadas pelo Rei Luis XIV de França. É assim que surge o nome do processo de fabricação: Sabão de Marselha.

Ao longo dos tempos, o Sabão de Marselha adquiriu a sua notoriedade.

No Séc. XIX, a indústria dos sabonetes desenvolve-se e organiza-se. Marselha mantém-se o principal local de produção com mais de uma dezena de saboneterias.

Hoje, o Sabão de Marselha continua a despertar curiosidade, sendo reconhecido no mundo inteiro e muito apreciado pelas suas qualidades ecológicas. 

A sua produção

O tradicional Sabão de Marselha é fabricado num caldeirão, mais que uma fórmula química, um método de fabrico original.
Vamos explicar-lhe em seguida e com mais detalhe as diferentes etapas…

A maceração:
Os óleos vegetais e a soda são aquecidos e colocados em ebulição no caldeirão. É o processo de saponificação que vai formar, pouco a pouco, uma pasta de sabão.

A cozedura:
Junta-se em seguida a soda em excesso para auxiliar o processo de saponificação, ou seja, para ter uma reação mais completa das matérias gordas, que não reagiram no estado de maceração. Esta mistura deve permanecer em ebulição a 12ºC durante algumas horas.

A lavagem:
A pasta é lavada diversas vezes com água salinizada para eliminar a restante soda e separar a glicerina que seguidamente será retirada. Nesta fase ocorre a deslipidação do sabonete.

A liquidificação :
A pasta é colocada em repouso, depois lavada com água pura para remover o sabão de impurezas e do excesso de sal. Para tornar o sabonete mais fluido, o mestre saboneteiro realiza um último ajuste na quantidade de água para controlar a perfeita neutralidade da pasta. O sabonete começa a ganhar forma…

A colagem e secagem:
A pasta fluida mas ainda quente é derramada sobre os moldes, bandejas de arrefecimento retangulares, para uma boa homogeneidade. Esta vai endurecer para formar um verdadeiro sabão, secando durante 48h.

O corte e estampagem:
Originalmente, o sabonete solidificado era cortado em cubos, depois “marcado” com a banda de garantia: 72% de óleo vegetal. Esta percentagem prova a qualidade e o lado 100% natural.
Hoje, o Sabão de Marselha pode ganhar outras formas: sabonete líquido, sabonete sólido…a fim de se adaptar a todos os nossos desejos!
Finalmente, e passados todos estes séculos, só temos de aguardar 1 semana a 10 dias, tempo que demoram estas etapas, antes de ter o sabonete na nossa casa de banho.

A sua utilização e os seus benefícios

sabão tradicional de Marselha é um produto de higiene corporal suave, cuja utilização no quotidiano é reconhecida há muito tempo, em particular para higiene das mãos e do corpo.

É um produto ecológico, biodegradável, que não polui o ambiente.

Mas…sabia que o sabão de Marselha tem «superpoderes»?

Pode ser utlizado na limpeza diária da casa mas também na lavandaria. Serve ainda para lavar têxteis delicados e para os amaciar eficazmente. Está ainda recomendado para a roupa do bebé ou de pessoas com pele sensível, uma vez que não contém agentes alergizantes.

Uma pequena ferida? Não há problema, o Sabão de Marselha é desinfetante.

Anti-traça, bactericida, contribuiu para a redução da mortalidade infantil no Séc. XIX.

Colocado no fundo da cama, evita mesmo as cólicas e o reumatismo.

Incrível, não?

Faustine
Siga-nos Facebook Twitter Pinterest Flux RSS

Le Comptoir du Bain é uma marca francesa que alia tradição, prazer sensorial e modernidade, para oferecer uma vasta gama de produtos de higiene e bem-estar, coloridos, perfumados e de elevada qualidade!